quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 Set - No Centro do Rio, 494 veículos são multados no Dia Mundial Sem Carro

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/09/no-centro-do-rio-494-veiculos-sao-multados-no-dia-mundial-sem-carro.html
Prefeitura rebocou 23 carros parados irregularmente.

Segundo CET-Rio, redução média no tempo de viagem foi de 3,5%.

Trânsito intenso na Av. Radial Oeste, no Dia Mundial Sem Carro  (Foto: Bia Alves / Fotoarena / Agência O Globo)
Trânsito intenso na Av. Radial Oeste
(Foto: Bia Alves / Fotoarena / Agência O Globo)
Dia Mundial Sem Carro no Rio terminou, nesta quinta-feira (22), com 494 veículos multados e 23 rebocados no Centro, por estarem parados irregularmente dentro do quadrilátero de proibição de estacionamento. Esse foi o balanço final divulgado pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), que realizou operação Choque de Ordem com o apoio de guardas municipais.
Nas Zonas Sul, Norte e Oeste, 512 veículos também foram infracionados e outros 55 foram rebocados por estacionamento irregular, segundo a Seop.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) informou que a redução média nos tempos de viagem durante o Dia Mundial Sem Carro foi de 3,5% no pico da manhã. Dos nove corredores monitorados, a maior redução foi verificada na Avenida Brasil (9%) e a menor no corredor Barra - Leblon (1%).
Esse é o terceiro ano consecutivo que a cidade do Rio adere à campanha, que estimula o uso do transporte de massa ou alternativo na cidade. O quadrilátero onde o estacionamento foi proibido no Centro é formado pelas avenidas 1º de Março, Presidente Antônio Carlos e Rio Branco, Presidente Vargas, e pela Rua Santa Luzia. Fazem parte desta área a Rua da Assembleia e as ruas Almirante Barroso e Araújo Porto Alegre.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os danos causados pelos gases de efeito estufa ao meio ambiente, para reduzir a emissão desses poluentes.Metrô Rio também participa
O Metrô Rio também aderiu ao movimento. Dentro das estações e dos vagões houve avisos por meio de alto-falantes e cartazes para incentivar o uso do transporte público. Segundo a empresa, cada trem do metrô equivale a 1,2 mil carros a menos nas ruas. Os vagões do metrô circulam com um adesivo para lembrar a quantidade de carros a menos na rua.
A empresa oferece mais três bicicletários nas estações de São Francisco Xavier, Catete e Vicente de Carvalho. Além destes três novos, já existem bicicletários em mais oito estações: Cantagalo, Colégio, Estácio, Inhaúma, Ipanema/ General Osório, Irajá, Pavuna e Triagem, disponibilizando cerca de 200 vagas.
Novos ônibus
novo ônibus brs prefeitura rj (Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação)Novo ônibus BRS tem piso rebaixado
(Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Também nesta quinta, a Prefeitura do Rio apresentou os novos ônibus de piso baixo "low entry" (que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos), batizados de Mega BRS. Uma frota inicial de 18 ônibus começará a operar nesta quinta em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, na Zona Sul da cidade.
Segundo a prefeitura, o Mega BRS conta com motor traseiro (que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus), câmbio automático e suspensão pneumática. A renovação da frota será gradual. A cada ano, começando neste, 20% dos ônibus terão que ser substituídos. Os novos veículos também circularão nos próximos corredores BRS que a prefeitura vai implantar no Centro e em demais regiões da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário