sábado, 17 de setembro de 2011

17 Set - Rio começa a Semana Nacional do Trânsito com evento no centro.

http://oglobo.globo.com/blogs/debike/posts/2011/08/20/programe-se-para-dia-18-de-setembro-399886.asp

Programe-se para o dia 18 de setembro!

UM DIA SEM CARRO faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz.
Imagine 30 mil ciclistas na orla do Rio! Um grande passeio ciclístico tomará conta do percurso entre o início do Aterro do Flamengo até a enseada de Botafogo, no dia 18 de setembro, a partir das 8h.

Pela terceira vez na cidade Rio – as outras edições aconteceram em Niterói e em menor proporção - o evento UM DIA SEM CARRO tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização do automóvel e assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.Fernanda Keller, madrinha do evento, e Dani Genovesi, campeã da maior competição do Ciclismo Mundial, a Race Across America de 2009, já confirmaram presença. 

O evento terá show com os atletas da modalidade freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos e sorteará 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 exemplares do livro Bicicleta - a Cara do Rio.

Para garantir a segurança, o passeio contará com 100 pessoas de apoio, cordão de isolamento e ‘caminhões vassoura’, que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, além de ambulâncias e ciclistas-médicos. 

Para Claudio Santos, organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. “Em 2010 tivemos a participação de aproximadamente 25 mil ciclistas que se uniram nessa corrente. Este ano, se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, afirma.

Treze grupos de ciclistas, de diferentes localidades do Estado, se juntarão ao passeio: Barreto, Ponto Sem Réis, Rio D’ouro e Itaipu; Rio Bonito, Cachoeiro de Macacu e Maricá; Catete, Flamengo e Laranjeiras; Ilha do Governador; Nova Iguaçu e Pilares. “Diversos municípios estão abraçando esta causa”, comenta Santos.

O Dia Mundial Sem Carro, que inspirou o nome do passeio, foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos. 

No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades comoFlorianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no que concerne à conscientização da população e a sua mobilização. “Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, esclarece.

UM DIA SEM CARRO contará com a presença do ministro das Cidades, Mario Negromonte; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.
Inscrições:

Inscrições: a partir de 1º de setembro.

Valor: R$ 5, que dará direito a camisa do evento, boné, garrafinha e um número para participar do sorteio de 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 livros Bicicleta a Cara do Rio.

Locais de inscrição: breve no site www.amazonasbike.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário