sábado, 13 de agosto de 2011

13 Ago - Acidentes complicam o trânsito nos acessos à Ponte Rio-Niterói e nas principais vias da Tijuca


Acidente com ônibus na Rua Mariz e Barros causa retenções que chegam à Radial Oeste / Foto: Gabriel de Paiva
RIO - Motoristas que seguiam para a Ponte Rio-Niterói em direção ao Rio encontraram congestionamento em todos os acessos, na manhã desta quinta-feira, por causa de um acidente com um motociclista, próximo oa Moinho Atlântico, na Avenida Feliciano Sodré, em Niterói. O acidente aconteceu por volta das 7h, quando um homem identificado como Antônio Carlos Ferreira, que dirigia uma bicicleta motorizada foi atingido por uma van, que logo em seguida foi atingida por uma segunda van. Pelo menos uma pessoa teve ferimentos leves.
O acidente fechou por cerca de uma hora três pistas da Avenida Feliciano Sodré, e o engarrafamento chegou ao bairro Boassu, em São Gonçalo. Alguns motoristas leveram mais de uma hora para entrar na Ponte Rio-Niterói, e muitos reclamavam da falta de um plano de contigência, uma vez que o acidente aconteceu a 300 metros do 12º BPM (Niterói) e a 200 metros da secretaria de trânsito de Niterói (Nittrans).
- Eu tive que voltar para casa e perdi um dia de aula na faculdade, pois os ônibus que estavam retidos no engarrafamento não conseguiram voltar a São Gonçalo para pegar os passageiros. Depois de esperar por mais de 30 minutos eu desisti e voltei para casa - contou a estudante Bárbara Oliveira, de 19 anos.
Pouco depois das 9h, as retenções na pista sentido Niterói da BR-101 chegavam a dez quilômetros, do km 310 ao km 320, entre as regiões de São Gonçalo e Niterói. Às 11h, a Niterói-Manilha ainda apresentava reflexos do acidente. Os motoristas enfrentam retenções do Gradim à Avenida do Contorno, o que corresponde a cerca de 4 km. Também há uma pequena retenção na subida da ponte.
Em nota, a prefeitura de Niterói informou que, segundo projeto orientado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, estão previstas construções de passagens subterrâneas (mergulhões), para resolver os gargalos já identificados no trânsito da cidade, principalmente na Praça Renascença e no cruzamento das Avenidas Marquês do Paraná e Amaral Peixoto. Além disso, a Nittrans informa que mantém um serviço de informações de trânsito em tempo real, através do Twitter. Com notícias colhidas com agentes, os usuários são orientados sobre rotas alternativas.
Um outro acidente, envolvendo um ônibus que bateu em um poste às 6h25m na Rua Mariz e Barros, altura da Ibituruna, em frente ao Instituto de Educação, complicou bastante o tráfego em várias vias da Tijuca. Houve retenções nas ruas Pará, Senador Furtado, Teixeira Soares. Os reflexos chegaram à Radial Oeste e à Praça da Bandeira. A opção para o motorista foi seguir pela Visconde de Niterói. Segundo bombeiros de Vila Isabel, pelo menos quatro pessoas foram socorridas com ferimentos leves e levadas para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. A Avenida Maracanã também apresentou problemas. O tráfego voltou a apresentar boas condições apenas por volta de 10h20m.
Na Avenida Brasil, um engavetamento envolvendo um caminhão, dois carros, um táxi e um furgão da Aeronáutica provocou forte retenção na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, sentido Centro. Não há informações de feridos.
Na madrugada, uma Kombi pegou fogo na Avenida Presidente Vargas, na pista lateral sentido Francisco Bicalho, em frente à Prefeitura. No mesmo local onde foi parado o ônibus sequestrado na noite de terça-feira. O motorista estava sozinho no veículo e não se feriu. Apesar do incêndio ter começado por volta das 3h da manhã e não ter uma grande quantidade de veículos trafegando pela via, o trânsito ficou tumultuado. O fogo foi apagado por volta das 3h40m. O veículo foi retirado da via e o trânsito já foi normalizado no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário