quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 Agosto DIA DO ESTUDANTE. Neste dia a equipe IESKnoTransito deseja um dia especial e com muita paz no trânsito

Prezadas(os) leitoras (es) Neste dia ão especial desejamos um futuro melhor para aqueles que fazem da escola um ambiente completo para a formação do cidadão: o estudante. Estamos juntos para a formação de um cidão motorista que respeite as leis e o ambiente de circulação. Parabéns Prof Francisco Júnior


http://www.escritalivre.com.br/eventos/bananeiras/normalistas.php

 Beleza e tradição
Alunas da escola normal chamam atenção de turistas
                Um fato que chama a atenção dos turistas na cidade de Bananeiras é a farda escolar das alunas da escola normal Professor Pedro Augusto de Almeida. Mesmo a contragosto, as meninas usam uma saia prinsada abaixo do joelho. ”É tradição, os familiares das alunas gostam muito e todos os turistas ficam encantados com tanta beleza”, diz a Secretária da escola Francisca Galdino.
                Segundo Francisca, várias alunas não gostam da saia e só a usam por se tratar de uma norma da escola. “Ninguém é obrigada a estudar aqui, mas se estuda, têm que usar a farda, que é uma espécie de identidade escolar do aluno. Quando você vê uma de nossas alunas na rua, vindo ou indo para a escola, vai logo perceber que ela pertence a essa escola, por isso elas deveriam sentir orgulho de usar essa saia”, pondera a secretária.
                Entretanto as alunas têm opiniões diferentes. Para Aslene do Nascimento Cruz, 16 anos e aluna do terceiro ano, a farda é muito feia. “É antiquada e fora do estilo dos jovens”. Já Juliana Souza gosta de usar a saia, mesmo reconhecendo que existem dias que você não consegue olhar para ela. “Como tudo na vida, as vezes usar essa saia também enjoa, mas como é uma tradição da escola, uso sem problema, e quem não gosta da saia não deveria vir estudar aqui”, diz conformada.
                A escola Estadual Normal Professor Pedro Augusto de Almeida foi inaugurada em 1983 e conta atualmente com 654 alunos, sendo 57 homens. Por volta de 1985, recebeu seu primeiro aluno do sexo masculino. O então estudante Edu, quebrou todas as barreiras e preconceitos existentes e foi o primeiro a se tornar professor na cidade. Hoje o preconceito ainda continua, muito embora tenha diminuído bastante. “Ainda acham que homem que faz curso normal é boiola, existe essa fama aqui, mas isso não me atinge”, diz o estudante Ronaldo Oliveira.
                Opiniões e preconceitos a parte, as saias apresentam um charme todo especial a cidade de Bananeiras. Com seu clima frio e suas ruas cheias de ladeiras, as saias dão um colorido todo especial e resgatam uma tradição que está praticamente extinta no Brasil: a de alunas que, pelo menos na escola, não acompanham a moda da última novela das oito.

2 comentários:

  1. gostei muito delas como faço para obter uma?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de presentear uma amiga, como faço para ter o contato com a distribuidora da peça?

    ResponderExcluir