sábado, 20 de agosto de 2011

20 Ago - Atriz Cissa Guimarães promove ato para preservar memória de Rafael Mascarenhas



Cissa Guimarães promove ato para preservar memória de Rafael Mascarenhas/ Foto: André Teixeira - O Globo
RIO - A atriz Cissa Guimarães reuniu amigos e familiares no Túnel Acústico, na Gávea, no final da noite desta quinta-feira e início da madrugada de sexta, para preservar a memória de seu filho caçula, Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado em julho do ano passado quando andava de skate no local . O ato tinha como objetivo pedir a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos que as três pinturas em homenagem a Rafael, na galeria sentido Barra, não sejam apagadas durante a reforma que acontece no túnel.
O secretário municipal de conservação, Carlos Roberto Osório, e o secretário municipal de turismo, Antônio Pedro, estiveram no local. Os representantes da prefeitura prometeram que a nova pintura do túnel não apagará as imagens de Rafael. Os amigos do jovens farão uma moldura nos desenhos, além de colocarem azulejos com o rosto de Rafael desenhado nas pilastras próximas do local onde aconteceu o acidente.
- Muitas pessoas me ligaram falando sobre a reforma do túnel e me perguntavam se as imagens seriam apagadas. Eu marquei um encontro com o Osório e ele me perguntou o que eu queria. Pedimos autorização para estarmos aqui e ele nos concedeu. Ficou combinado que vão pintar o túnel, mas as imagens serão preservadas com a moldura - contou Cissa.
A atriz contou ainda que pretende fazer um evento assim que a conservação do túnel e a moldura estiverem concluídas. Cissa disse esperar que o lugar seja lembrado como um local de arte, amor e memória.
- Esse túnel é o lugar que mais me entristece no mundo, mas aqui eu sinto o amor que passam pro meu filho nessas homenagens. Eu venho toda semana aqui, limpo e coloco flores frescas. É a minha atitude para preservar a memória do meu filho - relatou Cissa.
A família e os amigos de Rafael também cobram uma resposta do prefeito Eduardo Paes sobre a mudança do nome do túnel. Há um ano o prefeito prometeu que o local se chamaria Túnel Acústico Rafael Mascarenhas. Cissa Guimarães também espera uma resposta sobre o projeto que enviou a prefeitura sobre transformar o túnel em um local de arte urbana, possibilitando inclusive, que jovens andem de skate em horários pré-determinados. A prefeitura anunciou, em julho, que uma praça com pista de skate será construída na região da Leopoldina, no Centro da Cidade, e será batizada como o nome de Rafael.
O jovem Rafael Mascarenhas, de 18 anos, morreu ao ser atropelado, no dia 20 de julho, na descida do Túnel Acústico, no sentido Gávea. Ele estava com dois amigos andando de skate na pista interditada do túnel - uma prática comum entre os adeptos do esporte - quando foi atingido. Dois carros que trafegavam no sentido Barra usaram as passagens de emergência para cruzar a via de forma irregular, e um deles atingiu o jovem. A entrada do túnel Zuzu Angel, em São Conrado, estava fechada, uma vez que a galeria passou por manutenção, entre 1h10m e 4h10m.


http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/19/cissa-guimaraes-promove-ato-para-preservar-memoria-de-rafael-mascarenhas-925163204.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário