sábado, 27 de agosto de 2011

27 Ago - Triste recorde: em SP são 100 internações acidentes trânsito por dia

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/acidentes-de-transito-causam-cem-internacoes-por-dia-em-sp-20110826.html

A violência no trânsito levou mais de 130 mil pessoas para os hospitais nos últimos três anos. Isso significa que, por dia, cem pessoas são internadas nos leitos hospitalares do Estado. No período, houve um aumento de 30% nas internações por acidentes no trânsito. 

De acordo com a médica Julia Greve a situação é grave e pode prejudicar a qualidade da saúde no Estado. 

- Nós estamos chegando em uma condição hospitalar de atendimento desses pacientes que vai ocupar todos os leitos só com acidentes de trânsito e consequentemente a qualidade da saúde como um todo vai sofrer. 

O tratamento de vítimas de violência do trânsito em hospitais públicos de São Paulo consumiu, no ano passado, R$ 56,7 milhões do SUS (Sistema Único de Saúde), valor suficiente para construir um hospital com 200 leitos. É o que mostra levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Os motociclistas são as maiores vítimas, eles representam 44% do total. Os pedestres vêm depois, com 26% dos acidentes. Em menor quantidade nas vias, os ciclistas representam 9% do total, quase a mesmo número que os motoristas de automóveis: 11%. 
Marcos Bicalho, especialista em trânsito, acredita que faltam fiscalização e punições mais severas para quem causa acidentes. 

- O Brasil tem uma cultura de impunidade que acho que é o mais grave e não vai mudar esse número absurdo de mortes no transito se não acabar com essa impunidade da violência no trânsito. 

SSP
O número de acidentes com mortes no trânsito no Estado de São Paulo já superou o de homicídios em 2011. De acordo com último levantamento da SSP (Secretaria de Segurança Pública), divulgado nesta quinta-feira (25), há 390 acidentes a mais do que o número de homicídios dolosos [com intenção de matar] em todo o Estado. Foram 2.370 crimes, contra 2.760 homicídios culposos [sem intenção] por acidente de trânsito.

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário