quarta-feira, 5 de outubro de 2011

05 Out - Motorista diz que estava a 20 km/h antes de câmbio quebrar na Anchieta

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/motorista-diz-que-estava-20-kmh-antes-de-cambio-quebrar-na-anchieta.html
Homem de 42 anos foi preso por homicídio culposo nesta quarta-feira (5).

Segundo delegada, perícia contou que tacógrafo travou perto de 95 km/h.


O motorista do caminhão que se envolveu em um engavetamento na manhã desta quarta-feira (5) na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC, afirmou que viajava a cerca de 20 km/h quando o câmbio do veículo quebrou e deu início ao acidente. “Estava a 20 km/h, aí aumentou a 30 km/h”, afirmou Luiz Antônio Siqueira, de 42 anos.
Segundo a delegada Kátia Regina Cristofaro, do 4° DP de São Bernardo, a perícia afirmou que ele estava mais rápido. “O perito falou para mim que o motorista estava trafegando em uma velocidade superior a 90 km/h por hora e inferior a 100 km/h, o que dá para supor ou estimar uma velocidade de 95 km/h”, disse a delegada.
Siqueira foi preso após o acidente por homicídio culposo e lesão corporal culposa (sem intenção). Ele disse que o motivo do acidente foi a quebra do câmbio. “Quando quebrou o câmbio, o freio não segura o caminhão. A gente desce engrenado”, contou. O engavetamento envolveu oito veículos. Além do caminhão, dois ônibus e cinco carros foram atingidos. Uma mulher de 53 anos morreu e outras dez pessoas ficaram feridas.
O acidente aconteceu por volta das 10h, na altura do km 42 da Anchieta. Segundo a Ecovias, concessionária que administra a via, a visibilidade era total na pista, sem qualquer ponto de neblina, quando ocorreu o engavetamento na Anchieta.
Alvacir Ferreira estava no caminhão na hora das colisões. Ele contou que teve que pular do veículo para se salvar. “Caí embaixo de outro caminhão e passei no vão. Estou vivo por causa de Deus”, contou.
engavetamento anchieta (Foto: Arte/G1)
O motorista foi detido sem direito à fiança, uma vez que a pena para esse caso pode superar quatro anos de prisão. No trecho em que estava, a velocidade máxima permitida era de 50 km/h e caminhões não podem trafegar pela faixa da esquerda.
Se acordo com a delegada, ele já tem passagens pela polícia, por crimes de lesão corporal dolosa, receptação e apropriação indébita.
A pista sentido litoral da Via Anchieta foi liberada por volta das 15h30, mais de cinco horas após o acidente. Ela teve que ser totalmente bloqueada para o atendimento às vítimas, trabalho da perícia e remoção dos veículos.
No dia 15 de setembro, um engavetamento que envolveu cerca de 270 veículos e deixou 52 vítimas e um motorista morto foi provocado pela densa neblina na Rodovia dos Imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário