Comunicado IPEA 113 - Poluição Veicular Amosférica. 22 setembro 2011.
Este Comunicado faz uma análise conceitual dos poluentes atmosféricos veiculares locais
e globais assim como das externalidades envolvidas (seção 1), avalia o programa de controle
e mitigação em andamento no país (seção 2) e discute, no âmbito das políticas públicas, quais
as interrelações mais imediatas entre as diversas políticas (seção 3). Especialmente, descreve
como a ênfase em sistemas de transporte coletivo pode contribuir não somente para a
melhoria da mobilidade em geral, mas também para a redução da emissão de poluentes,
permitindo, consequentemente, melhor qualidade de vida.
O crescimento contínuo da frota de veículos automotores no Brasil traz impactosrelevantes no ambiente urbano e, em última análise, na produtividade e qualidade de vida dos
cidadãos. O efeito mais visível e imediato é o aumento dos congestionamentos no trânsito e o
decorrente aumento do tempo de deslocamento casa-trabalho-escola. Outro resultado é a
elevação da poluição veicular, especialmente nos grandes centros urbanos.
A poluição gerada pelo deslocamento de bens e pessoas em um ambiente urbano referese, principalmente, à emissão, pelos veículos automotores, de substancias poluentes no ar
(poluição atmosférica); ao excesso de ruídos produzidos por esses veículos; e à intrusão
visual provocada pelo excesso de veículos nas ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário