Prefeitura rebocou 23 carros parados irregularmente.
Segundo CET-Rio, redução média no tempo de viagem foi de 3,5%.
O Dia Mundial Sem Carro no Rio terminou, nesta quinta-feira (22), com 494 veículos multados e 23 rebocados no Centro, por estarem parados irregularmente dentro do quadrilátero de proibição de estacionamento. Esse foi o balanço final divulgado pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), que realizou operação Choque de Ordem com o apoio de guardas municipais.
Nas Zonas Sul, Norte e Oeste, 512 veículos também foram infracionados e outros 55 foram rebocados por estacionamento irregular, segundo a Seop.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) informou que a redução média nos tempos de viagem durante o Dia Mundial Sem Carro foi de 3,5% no pico da manhã. Dos nove corredores monitorados, a maior redução foi verificada na Avenida Brasil (9%) e a menor no corredor Barra - Leblon (1%).
O Metrô Rio também aderiu ao movimento. Dentro das estações e dos vagões houve avisos por meio de alto-falantes e cartazes para incentivar o uso do transporte público. Segundo a empresa, cada trem do metrô equivale a 1,2 mil carros a menos nas ruas. Os vagões do metrô circulam com um adesivo para lembrar a quantidade de carros a menos na rua.
A empresa oferece mais três bicicletários nas estações de São Francisco Xavier, Catete e Vicente de Carvalho. Além destes três novos, já existem bicicletários em mais oito estações: Cantagalo, Colégio, Estácio, Inhaúma, Ipanema/ General Osório, Irajá, Pavuna e Triagem, disponibilizando cerca de 200 vagas.
Novos ônibus
Também nesta quinta, a Prefeitura do Rio apresentou os novos ônibus de piso baixo "low entry" (que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos), batizados de Mega BRS. Uma frota inicial de 18 ônibus começará a operar nesta quinta em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, na Zona Sul da cidade.
Segundo a prefeitura, o Mega BRS conta com motor traseiro (que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus), câmbio automático e suspensão pneumática. A renovação da frota será gradual. A cada ano, começando neste, 20% dos ônibus terão que ser substituídos. Os novos veículos também circularão nos próximos corredores BRS que a prefeitura vai implantar no Centro e em demais regiões da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário