sábado, 12 de novembro de 2011

12 Nov - Detran-RJ aposta na educação para diminuir acidentes de motocicletas

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/detran-rj-aposta-na-educacao-para-diminuir-acidentes-de-motocicletas.html

Mais de 200 mil motocicletas circulam pelo Rio e acidentes aumentam.

Detran quer reforçar ensino nas autoescolas e as campanhas educativas.


As estatísticas oficiais comprovam o que todos percebem no trânsito do Rio: o número de motocicletas não para de crescer e, com o crescimento da frota, aumenta também o número de acidentes.
O Detran quer reforçar o ensino nas autoescolas e as campanhas educativas para esclarecer o que é permitido ou não no transporte sobre duas rodas.
Flagrantes mostram um motociclista andando pela passarela de pedestres da Avenida Brasil  sem capacete, e  furando o sinal vermelho. Essas cenas fazem parte da rotina do trânsito na cidade.
Atualmente, 222.258 motocicletas circulam nas ruas do Rio. Rápidas e baratas, as motocicletas já são 13% da frota da cidade.

Quem pilota motocicleta explica a preferência, alegando que são mais rápidas para se locomoverem no trânsito.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, foram 2.863 acidentes no Rio. Até maio deste ano, já foram registrados 1.258 acidentes.
Tarcísio Alves Filho, de 28 anos, era motoboy há três, mas, em maio deste ano, sofreu um acidente e teve a perna esquerda amputada.

"Um ônibus me pegou na Rua Conde de Agrolongo, na Penha (Zona Norte), e me arrastou por uns 20 metros. No hospital onde fiquei internado 90% dos acidentes eram por causa de motos", contou ele.
Imprudência
A imprudência é a maior causa de acidentes. A maioria dos motociclistas, por exemplo, não sabe que é proibido trafegar entre os carros, fazendo do meio da rua uma terceira pista.
Marcos de Jesus Passos é um dos que afirmaram que não sabia que era proibido pilotar no meio da pista.
"E olha que eu sou habilitado há quase 20 anos", disse.
O Detran aposta nas campanhas educativas para tornar a convivência nas pistas mais segura.
"É preciso cada vez mais aprimorar a formação desses condutores, exigindo que as auto-escolas deem ensino de melhor qualidade. Também é necessário levar campanhas para a rua e levar a educação no trânsito para a escola porque é de criança que vamos aprendendo a usar o espaço público com cidadania e respeito. Nós somos responsáveis pela nossa segurança e pela dos demais", disse Janete Bloise, diretora da Habilitação do Detran
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário