sexta-feira, 15 de julho de 2011

14 Jul - Haja paciência no trânsito

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/07/14/haja-paciencia-no-transito-392146.asp

Haja paciência no trânsito

Bairros que estão no topo da escala de crescimento no Rio, Barra e Recreio dão sinais de que ainda carecem de infraestrutura para suportar o acelerado processo. Um dos principais sintomas é a complicada circulação pelas principais ruas da região, sinônimo de dor de cabeça para moradores e trabalhadores. Dados da CET-Rio mostram que vias da Barra têm um volume de tráfego diário superior ao observado na Avenida Brasil, uma das maiores e mais movimentadas do país. E com o agravante de os congestionamentos ocorrerem nos dois sentidos durante os horários de pico.
A CET-Rio monitora o volume de tráfego em 169 pontos em toda a cidade atualmente. Segundo dados do órgão, entre 2008 e 2011, a Avenida Embaixador Abelardo Bueno registrou um dos maiores crescimentos. A via terá papel importante durante as Olimpíadas, abrigando as principais instalações públicas, como a Vila Olímpica. Na altura da Avenida Salvador Allende, passam 63.299 veículos diariamente, 25.891 a mais do que no biênio 2008-2009. Já na altura da Avenida Ayrton Senna, o volume diário passou de 77.338 para 97.461 no mesmo período. 
A Avenida Armando Lombardi aparece como o terceiro ponto mais movimentado da cidade. Na altura da Avenida Afonso de Taunay, circulam 176.112 veículos por dia. Há dois anos, eram 170.964 carros. O volume atual na via é maior do que o verificado em nove dos dez locais monitorados pela CET-Rio na Avenida Brasil. Apenas na altura de Manguinhos há mais movimento: são 183.824 veículos diariamente. A via campeã na cidade é a Avenida Presidente Vargas. Na altura dos Correios, registra-se diariamente a passagem de 208.510 carros por dia. 
Em quarto lugar no ranking está a Avenida Ayrton Senna, na altura da Abelardo Bueno. O volume de tráfego diário ali é de 168.485 veículos. Na Ministro Ivan Lins, a quinta colocada, são 162.157 veículos por dia, na altura da Praça Euvaldo Lodi. 
Para Ricardo Lemos, diretor de desenvolvimento da CET-Rio, os números refletem as mudanças pelas quais a região está passando:
— Há uma grande oferta de serviços e de moradia, principalmente na Barra. Apesar disso, ainda não foram criadas novas vias nem ampliadas as já existentes. A Barra é o bairro que apresenta maior crescimento na cidade. 
Ainda segundo Lemos, há três anos as avenidas Ayrton Senna e das Américas trabalham constantemente no limite da saturação. 
— O trânsito na Avenida Brasil e na Barra era semelhante há seis, sete anos, quando se tinha os chamados movimentos pendulares. Pela manhã, o sentido Zona Sul e Centro tinha fluxo maior e, à tarde, isso se invertia. Agora, há muito mais carros indo para a Barra pela manhã, porque a oferta de serviços aumentou. O movimento é grande em ambos os horários, e isso tende a fazer aumentar o volume total de tráfego diário verificado nas ruas. 
Pesquisa feita pelo engenheiro Fernando Mac Dowell, ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), mostra que a frota de veículos cresceu 22,12% na cidade entre 2003 e 2009, o que levou a um total de 2,25 milhões de veículos em circulação. Com isso, o volume de tráfego diário nas vias do Rio saltou 32%. O aumento foi maior na Barra e na Zona Sul: 
— Duas variáveis combinadas influenciam o aumento da frota: o poder aquisitivo, que cresceu 45%; e o PIB, que subiu 9,2%. O aumento de renda na Barra acaba gerando um maior número de viagens, para aproveitar os serviços oferecidos. Além disso, o bairro já é o segundo em ofertas de emprego. Passou Botafogo e só perde para o Centro. Ele acompanhou essa tendência de crescimento na cidade. Os números que temos de aumento de frota são da Barra, da Avenida Brasil e da Linha Amarela. 
Leia a matéria completa na edição de quinta-feira do Globo-Barra.
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