Do corte das chapas de aço à primeira partida, veja passo a passo.
Na linha filmada, 1 carro sai por minuto; processo completo leva 26 horas.
A montagem de um carro em geral não demora mais de 1 minuto. Isso considerando que ele chega à linha com a carroceria completa e já pintado. No "circuito" final, o veículo é recheado com motor, transmissão, demais componentes mecânicos, bancos, painel, vidros, etc, até receber os primeiros litros de combustível e sair rodando. Mas o trabalho começa bem antes da linha: quando chapas de aço estão empilhadas, esperando para serem cortadas em forma das peças fundamentais da carroceria. Em vídeo, o G1 mostra abaixo o passo a passo desse processo.
A produção filmada foi a do Ford Ka, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que também produz a picape Courier. Por dia, saem de lá 484 a 500 veículos - 90% são do modelo compacto. Considerando todas as fases, desde o corte das chapas, esse carro leva 26 horas para ser feito.
A fabricação começa com a estamparia, onde são cortadas as chapas de aço em forma das peças que compõem a carroceria do carro. No caso do Ka, são 82. Por hora, 250 peças são estampadas na unidade. De lá, elas são levadas em caminhões para o "body shop", onde é montada a carroceria. A partir dali, na fábrica visitada, os galpões são interligados e o carro passa a percorrer um circuito até ficar pronto para o uso.
Na carroceria são soldadas as partes do assoalho, que depois é unido às laterais e ao teto. Por fim, são acrescentadas as peças móveis: portas, capô e tampa traseira.
Nessa segunda fase da produção, um carro é montado por minuto. Se necessário, ali mesmo pode passar por ajustes de funilaria.
A terceira etapa da produção é a pintura, composta por 6 fases. Primeiro é feito o "desengraxe", para eliminar resíduos da fase de montagem da carroceria. Depois o carro recebe uma camada anticorrosão e, em seguida, são vedadas com massa as uniões de chapas e todos os vãos, inclusive por baixo do carro. Posteriormente, vem a camada do primer, que uniformiza a superfície.
A próxima camada é a base, a cor do carro. Ela é completada pelo verniz e o polimento. A cada fase, o carro vai para a "cura", ou seja, secagem em forno, por meia hora. O processo todo da pintura na fábrica leva 6h30.
Ao chegar à linha de montagem, fase final da fabricação, o carro tem as portas retiradas, para evitar acidentes ou que atrapalhe os funcionários. A mesma porta é recolocada mais para o fim da linha, já com tecido, maçaneta e demais componentes.
Na linha, a maior parte do trabalho é manual e as peças já estão prontas para serem instaladas -o painel, por exemplo, já está completamente montado, com volante e tudo, quando é encaixado à carroceria.
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No fim da linha, o carro é abastecido e ligado pela primeira vez. Dali sai andando para uma nova inspeção, retoques finais e lavagem, até estar pronto para as lojas.
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