sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

23 Dez - Força total contra álcool na direção neste fim de ano

http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/12/forca_total_contra_alcool_na_direcao_neste_fim_de_ano_213983.html

Efetivo será 66,6% maior no Natal e na virada, com ações até de manhã. Em 2012, blitzes da Lei Seca serão móveis

POR FERNANDA ALVES
Rio - O brinde de Natal e ao ano que chega terá que ser moderado para quem pretende se deslocar de carro neste e no próximo fim de semana. A Operação Lei Seca promete força total, com efetivo 66,6% maior: serão 200 agentes espalhados por sete blitzes em diferentes pontos do estado do Rio. Na madrugada da virada do ano, as ações devem ser estendidas até de manhã. Marca da Lei Seca, um balão de verdade, de ar quente, será montado na Praia de Copacabana de segunda-feira até 1º de janeiro.

No ano que vem, as blitzes da Lei Seca serão móveis. Elas vão mudar de lugar dentro do mesmo bairro, conforme o fluxo de veículos, para evitar que motoristas que ‘pisaram fundo’ na bebida tentem fugir por outra rota.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Balão movido a gás para campanha no período de festas foi apresentado ontem no Aterro do Flamengo | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“Já fizemos operações assim, mas como teste. Ano que vem, queremos que todas as blitzes tenham essa mobilidade. Isso ajuda a combater quem repassa as informações sobre as localizações de nossas ações”, explicou o major que coordena a operação, Marco Andrade.

Segundo ele, em 2011 a Lei Seca chegou a 14 municípios do interior, além da capital — Cabo Frio, Cambuci, Itaperuna, Campos, Macaé, Petrópolis, Teresópolis, Duas Barras, Resende, Cordeiro, Paty do Alferes, Rio Bonito, Maricá e Itaguaí. A previsão para ano que vem é dobrar o número. “Tiramos este ano 25 mil motoristas embriagados das ruas. Nosso objetivo é cada vez ser mais eficaz e conscientizar os motoristas. Não somos contra a bebida, mas contra a mistura com a direção”, disse Andrade.

No balanço de fim de ano, o major também destacou o trabalho de conscientização: “Este ano, os cadeirantes também começaram a fazer palestras em faculdades e empresas. A Operação Lei Seca cresceu em 2011 e estamos com grande expectativa para o Ano Novo”.

Mais de meio milhão de testes de bafômetro realizados em três anos

Desde o início da operação, em março de 2009, mais de meio milhão de motoristas fizeram teste do bafômetro, ou seja, quase 20 mil por mês: 5.173 deles sofreram sanções administrativas e 1.885 respondem criminalmente.

Ao todo, 115.971 condutores foram multados e 28.945 veículos foram rebocados. Até o momento, 51 mil motoristas tiveram a carteira apreendida.

Comitivas de 11 estados brasileiros vieram até o Rio conhecer a Operação Lei Seca, orgulha-se o coordenador. “Damos palestras, informações sobre o trabalho e depois os levamos para ver uma blitz”, explicou o major Andrade.

Balão de R$ 450 mil para passeio vertical de 5 minutos

O balão que é marca registrada da Lei Seca promete virar point na Praia de Copacabana semana que vem. De segunda até 1º de janeiro, um balão de ar quente com a logomarca da operação estará montado na Av. Atlântica na altura da Av. Princesa Isabel e aberto a ‘visitação’.

O passeio vertical, a até 40 metros de altura, será de graça para o público por ordem de chegada, mas para os cofres do estado está custando R$ 450 mil, entre gastos com equipamentos, divulgação e pessoal capacitado para guiar os visitantes. A expectativa é de que 300 pessoas andem no balão por dia. Com capacidade para até quatro pessoas, ele vai funcionar das 18h à meia-noite. Na virada, ele para às 23h30 para os fogos e volta a funcionar de 0h30 a 3h.

Presos por cordas, o veículo chegará a 40m, o equivalente a um prédio de 12 andares. Para embarcar no passeio de 5 minutos, é preciso mostrar identidade e ser maior de 5 anos. Menores de idade também só podem ir com responsáveis. Quem estiver visivelmente embriagado não entra.

Fila de 50 em 50 pessoas na orla e distribuição de camisetas

Segundo o governo do estado, o balão faz parte de campanha de conscientização de motoristas. “O balão se tornou símbolo da campanha. Queremos que a população voe, aproveite o belo cenário e também lembre de colaborar com a operação”, explicou o major.

‘Passageiros’ farão fila, de 50 em 50 pessoas, e serão identificados com fitas coloridas. Cada dia será uma cor. Todos passarão por detectores de metais. Quem participar vai ganhar uma camiseta. Também serão expostas placas com a mensagem ‘Colabore’ em toda a orla de Copacabana, Ipanema e Leblon e postes de luz serão decorados com balões da operação. Cadeirantes vão distribuir panfletos educativos nas praias do Rio e na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário