Responsabilidade e prudência ajudam a evitar que a viagem acabe antes do ano
Rio - Para pegar a estrada, tão importante quanto a correta manutenção do veículo é adotar um comportamento seguro ao volante. Estudos mostram que 90% dos acidentes nas rodovias têm a falha humana como principal causa. Por isso, Automania reuniu dicas para que você tenha uma viagem tranquila e com menos riscos.
A primeira dica é manter os farois baixos acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade de quem vem no sentido contrário e ajuda a quem está à frente perceber a sua aproximação.
Em caso de neblina, se o seu carro não tiver farois de neblina, acenda apenas os farois baixos e as lanternas. Reduza a velocidade e use as setas, antecipando e indicando osmovimentos que vai fazer. Em caso de baixa visibilidade, procure sempre um ponto de apoio visual como a faixa central e as faixas laterais. Se a estrada não tiver estas sinalizações, tente se guiar pelo acostamento. Se tiver de parar, busque um lugar seguro. Nestas condições, ficar parado no acostamento não é recomendado.
Use sempre o cinto de segurança e obrigue os passageiros do banco de trás a fazerem o mesmo (procedimento que também deve ser adotado no cotidiano, na cidade). Em uma colisão a 60 km/h, o peso é multiplicado por 50. Uma criança de 20kg atinge 1.000kg, uma mulher de 50kg atinge 2.500kg, e um homem de 70kg atinge 3.500 kg.
Não deixe objetos e animais soltos na cabine. Uma mala de 7kg atinge 350 kg, um cachorro de 10kg chega a se trasnformar em 500kg.
Não ultrapasse a capacidade de carga permitida do veículo, nem obstrua a visão traseira e dos espelhos retrovisores com bagagens.
Não viaje com sono. Nesse caso, retarde a viagem e faça um repouso. Procure fazer refeições leves antes e durante a viagem. Nunca beba álcool.
Mantenha distância segura dos veículos à frente e só ultrapasse em locais permitidos e onde a visibilidade e o espaço sejam suficientes.
Trafegar a uma velocidade compatível com o trânsito da rodovia também permite que o motorista enxergue a pista e consiga desviar de buracos e obstáculos sem mudar bruscamente a trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário